O Palácio do Planalto confirmou que a Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este (Departamento paraguaio de Alto Paraná) fechada há quase sete meses em decorrência da pandemia da covid-19, será reaberta no próximo dia 15. A principal ligação entre os dois países está bloqueada desde 18 de março deste ano.
A reabertura será feita durante ato simbólico, nas proximidades das aduanas entre os dois países, com as presenças dos presidentes do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, o “Marito”.
Ambos estarão acompanhados de comitiva. Do Brasil estão confirmadas a vinda do ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e do ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque
Por questões de segurança, a solenidade devera ser restrita. A população poderá acompanhar a solenidade nas imediações (ou por meio de transmissão on-line). Na mesma data, também devem ser reabertas as fronteiras de Ponta Porã (MS) com Pedro Juan Caballero (Paraguai) e de Mundo Novo (MS) com a cidade paraguaia de Salto del Guairá.
A agenda a Foz inclui visita à Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, vizinha a Ciudad del Este. A construção que está avançada, mais de 40% concluída, é financiada pela margem brasileira da usina de Itaipu.