Em audiência em Porto Alegre, no gabinete do vice-governador e secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, representando a AMAU, reiterou em nome dos prefeitos para a instalação do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Norte em Erechim.
Conforme o prefeito Marcelo, o pleito foi encaminhado para a Chefe de Gabinete, Delegada Flávia Colossi Frey, a qual já tem informações do vice-governador, que em 2022, poderemos ter êxito nesta demanda, frente a importância e números de municípios atendidos pelo batalhão erechinense, que hoje são 37 cidades.
A demanda havia sido aprovada pelos prefeitos na assembleia ordinária realizada no mês de outubro na presença do comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, Major Konigonis, e seu subcomandante, Major Detoni. Entre os benefícios da conquista estariam a autonomia financeira e funcional, o que garantiria melhores condições de atendimento das demandas, além da abertura de uma companhia independente (41º BPM), no município de Getúlio Vargas.