A operação do Gaeco na manhã desta quarta-feira, dia 19, cumpriu mandados de várias cidades do Alto Uruguai Catarinense. O trabalho não se limitou a prefeituras, mas também em residências de investigados. Ao todo, são 23 municípios do estado na mira da investigação.
O departamento de jornalismo da Atual FM conseguiu apurar que no Alto Uruguai Catarinense, houve mandados de busca em, pelo menos quatro municípios: Ipira, Piratuba, Jaborá e Irani. Houve também a prisão de um prefeito da região que supostamente estaria envolvidos em ilegalidades apuradas na investigação.
Conforme informado pelo Ministério Público, a operação busca desarticular possível organização criminosa, capitaneada por grupo empresarial, suspeita de praticar ilícitos contra a Administração Pública, especialmente o desvio de recursos públicos e fraudes em licitações, e que, em suas ações, estaria buscando recrutar agentes públicos e particulares com o fim de obter ganhos ilícitos em prejuízo ao patrimônio público.
O cumprimento dos 11 mandados de prisão preventiva, dos cinco de suspensão do exercício das funções públicas e dos 63 de busca e apreensão, expedidos pela Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), concentra-se em 23 municípios catarinenses, em um município do Rio Grande do Sul e em Brasília/DF.