A Administração Municipal de Aratiba será parceira no projeto realizado pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), que tem por objetivo promover a conservação da água junto as propriedades rurais de agricultores familiares através dos princípios dos sistemas agroflorestais, valorização e uso dos produtos da sociobiodiversidade local e o reconhecimento e a valorização dos sistemas tradicionais dos potreiros.
O programa foi lançado em Aratiba no último dia 3, e vai envolver 18 famílias do interior do município. A prefeitura vai adquirir parte das mudas de árvores nativas que serão utilizadas para a execução do programa, que prevê a implantação dos manejos de restauração das nascentes junto as famílias mapeadas.
Os sistemas de restauração a serem implementados serão baseados nos princípios agroflorestais regenerativos, ou seja, em sistemas que oportunizem a restauração ambiental do local gerando impactos positivos nos ciclos ecológicos.
Estes sistemas terão como foco o plantio ou o manejo sucessional das espécies nativas de cada região. Nas nascentes que atualmente são utilizadas para consumo animal ou para a família em suas necessidades básicas, será, associado a restauração ambiental do entorno, implantado em locais adequados, através da tecnologia social do ferro cimento contentores para evitar a degradação do seu entorno e melhorar a qualidade da água para a família.
Este processo consiste basicamente na construção de pequenos reservatórios fora da área a ser restaurada.
Além da perspectiva de restauração ambiental, os sistemas agroflorestais implantados irão buscar associar a dimensão econômica através de produtos não madeiráveis, onde os agricultores podem contar com a possibilidade no futuro de aproveitamento dos produtos destas áreas para seu uso familiar e comercial, como por exemplo, as frutas nativas que poderão ser comercializadas via dinâmica do Encontro de Sabores no âmbito da Cadeia Solidária das Frutas Nativas do RS.