28.5 C
Aratiba
quarta-feira, 8/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioAratibaPrefeitura de Aratiba é parceira em projeto de recupração de fontes de...

Prefeitura de Aratiba é parceira em projeto de recupração de fontes de água

A Administração Municipal de Aratiba será parceira no projeto realizado pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), que tem por objetivo promover a conservação da água junto as propriedades rurais de agricultores familiares através dos princípios dos sistemas agroflorestais, valorização e uso dos produtos da sociobiodiversidade local e o reconhecimento e a valorização dos sistemas tradicionais dos potreiros.

O programa foi lançado em Aratiba no último dia 3, e vai envolver 18 famílias do interior do município. A prefeitura vai adquirir parte das mudas de árvores nativas que serão utilizadas para a execução do programa, que prevê a implantação dos manejos de restauração das nascentes junto as famílias mapeadas.

Os sistemas de restauração a serem implementados serão baseados nos princípios agroflorestais regenerativos, ou seja, em sistemas que oportunizem a restauração ambiental do local gerando impactos positivos nos ciclos ecológicos.

Estes sistemas terão como foco o plantio ou o manejo sucessional das espécies nativas de cada região. Nas nascentes que atualmente são utilizadas para consumo animal ou para a família em suas necessidades básicas, será, associado a restauração ambiental do entorno, implantado em locais adequados, através da tecnologia social do ferro cimento contentores para evitar a degradação do seu entorno e melhorar a qualidade da água para a família.
Este processo consiste basicamente na construção de pequenos reservatórios fora da área a ser restaurada.

Além da perspectiva de restauração ambiental, os sistemas agroflorestais implantados irão buscar associar a dimensão econômica através de produtos não madeiráveis, onde os agricultores podem contar com a possibilidade no futuro de aproveitamento dos produtos destas áreas para seu uso familiar e comercial, como por exemplo, as frutas nativas que poderão ser comercializadas via dinâmica do Encontro de Sabores no âmbito da Cadeia Solidária das Frutas Nativas do RS.

SourceAssecom
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments