Qualificar os profissionais da educação para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgências médicas, até o suporte médico especializado chegar, foi o objetivo da formação em primeiros socorros ofertado pela Administração Municipal de Aratiba, através da Secretaria da Educação aos profissionais da rede municipal e estadual de ensino, CMD E APAE Aratiba.
A formação foi realizada no auditório da Escola Municipal Aratiba e abordou protocolos e técnicas de primeiros socorros, garantindo mais segurança no ambiente escolar e preparando os profissionais para situações de emergência. A ação vem ao encontro da Lei Federal nº 13.722/18, conhecida como Lei Lucas, e da Lei Municipal nº 4.887 de 25 de fevereiro de 2025 que determina a obrigatoriedade de capacitação de funcionários de instituições de ensino e espaços de recreação em procedimentos básicos de suporte à vida.
Durante a formação, foram apresentadas orientações sobre identificação de emergências, atendimento imediato a crianças e adolescentes em situações de risco e ação rápida até a chegada do serviço especializado. O treinamento enfatizou práticas como manobras de desengasgo, reanimação cardiopulmonar (RCP), contenção de hemorragias e abordagem em casos de desmaios e convulsões.
A secretária da Educação, Neusa Carniel Bevilaqua, ressaltou que a formação é mais uma ação no compromisso da Administração Municipal de Aratiba com a segurança dos estudantes. ‘‘Nossa prioridade é garantir um ambiente escolar cuidadoso e seguro. A formação em primeiros socorros traz mais tranquilidade para os pais, alunos e profissionais da educação’’, afirmou.