O sábado (19) começa com tempo firme e presença de sol no Rio Grande do Sul. A partir da tarde, no entanto, de acordo com a Somar Meteorologia, um ciclone extratropical que se forma na costa gaúcha, associado a uma nova frente fria, pode provocar chuva intensa em todas as regiões gaúchas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todo o Estado (e também para Santa Catarina e Paraná), chamando atenção para a possibilidade de temporais com acumulados significativos, rajadas intensas de vento (de até 100 km/h) e eventual queda de granizo.
Já nas praias do litoral gaúcho, além do risco de temporais, o mar tende a ficar agitado — segundo a Somar, as ondas podem atingir até três metros de altura em toda a costa do RS.
No domingo (20), o ciclone se afasta em direção ao oceano, mas a chuva ainda deve atingir grande parte do Estado. Conforme a Somar, são esperadas precipitações moderadas (que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento) na maioria das áreas. As exceções são a Campanha, o Litoral Sul e a região sul do RS, onde o céu fica aberto ao longo de todo o dia.
Região Norte: o sábado (19) começa com tempo firme e presença de sol. A partir da tarde, porém, a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha e a chegada de uma nova frente fria podem provocar temporais na região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todo o Estado, chamando atenção para a possibilidade de temporais com acumulados significativos, rajadas intensas de vento (de até 100 km/h) e queda de granizo. No domingo (20), a previsão ainda é de chuva (com raios e vento), mas, desta vez, em forma de pancadas moderadas, a qualquer hora do dia. Em Frederico Westphalen, os termômetros variam entre 20°C e 30°C no sábado e entre 20°C e 28°C no domingo.