Os principais fatores que podem causar espinhas são:
1. Adolescência
Durante a adolescência, principalmente entre os 12 e 18 anos de idade, é a fase mais comum de surgirem espinhas, devido ao aumento da produção de hormônios andrógenos, como a testosterona.
Esses hormônios aumentam a oleosidade da pele por estimular as glândulas sebáceas da pele a produzir mais sebo, resultando em obstrução dos poros, inflamação e proliferação de bactérias, como a Propionibacterium acnes.
O que fazer: deve-se consultar o dermatologista para avaliação da pele e ser indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com cremes, pomadas ou loções de antibióticos, como peróxido de benzoíla, ou retinoides, como tretinoína, por exemplo.
2. Limpeza incorreta da pele
A pele que não limpa corretamente pode ficar com acúmulo de oleosidade, o que obstrui os poros e facilita a formação de cravos e o desenvolvimento de espinhas.
O que fazer: o rosto deve ser lavado pelo menos 2 vezes ao dia, ao levantar e principalmente ao dormir, para remover o excesso de sujeira e oleosidade da pele, de preferência, com produtos específicos para o tipo de pele, orientados após avaliação do dermatologista.
3. Não retirar a maquiagem
A maquiagem deve ser retirada assim que possível, pois o acúmulo na pele também causa obstrução dos poros e facilita a formação de cravos e espinhas, principalmente os produtos que são produzidos à base de óleos.
O que fazer: para quem tem tendência à acne é recomendado usar maquiagens específicas para peles oleosas, à base de água, entretanto o ideal mesmo é tentar deixar a pele o mais natural possível, além de sempre lavar o rosto e retirar toda a maquiagem com demaquilante ao chegar em casa.
4. Usar produtos muito gordurosos
O uso de protetor solar ou cremes hidratantes muito oleosos ou gordurosos, não ideais para cada tipo de pele, aumentam a formação de cravos e espinhas.
O que fazer: deve-se sempre tentar escolher produtos específicos para o tipo de pele, e que são chamados de “não-comedogênicos”, pois são os que causam menor tendência à obstrução dos poros da pele.
5. Consumo de alimentos inflamatórios
Consumir alimentos inflamatórios para a pele, como leite, doces, carboidratos e frituras, podem aumentar o risco de ter espinhas, já que estimulam a inflamação da pele e o surgimento de cravos e espinhas.
O que fazer: evitar alimentação rica em carboidratos, gorduras e preferir focar em uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, ômega-3 e água, pois têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.