Desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, atividade fiscaliza abate e manipulação de carnes no município.
A Administração Municipal de Aratiba, através da Secretaria da Agricultura, tem desenvolvido diversas ações ligadas ao programa Abate Legal, proposta que busca garantir segurança alimentar no abate de animais e manipulação de carnes que após serão disponibilizadas ao consumidor, em eventos, festividades entre outros.
As inspeções são realizadas por profissionais do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Trata-se de um processo regulamentado buscando garantir que os produtos de carne disponíveis no mercado atendam a padrões rigorosos de qualidade e segurança.
Esta atividade é importante na prevenção de doenças que possam ser transmitidas por alimentos através bactérias patogênicas como salmonella, E. coli e outras, desta maneira reduzindo drasticamente o risco de intoxicações.
De outro lado, antes mesmo de o animal ser abatido, a inspeção abrange ainda a saúde dos animais, com isso controlando doenças que por ventura o animal possua e que possa afetar a segurança da carne e a saúde humana.
O secretário da Agricultura de Aratiba, Joarez Miechuanski enfatiza ainda que o programa Abate Legal contribui para garantir a qualidade dos produtos e que sejam garantidos os padrões estabelecidos pelas legislações.
Joarez ainda salienta que a equipe do SIM no município tem atuado no sentido de garantir que os abates respeitem todas as normas e que especialmente, o consumidor possa consumir produtos livres de qualquer insegurança ou que possa causar doenças.