Saiba como combater os problemas e manter as unhas fortes e bonitas

103

As unhas, principalmente das mãos, são um cartão de visitas feminino. Mas elas não possuem unicamente função estética e são de extrema importância no desempenho em atividades do cotidiano. Já as dos pés, além de possuírem função protetora, contribuem para uma correta biodinâmica do pé.

– Muitas pessoas reclamam de algum problema. As queixas mais comuns são unhas quebradiças, secas, descascando ou com micose. Unhas em boas condições são atraentes e refletem a saúde do indivíduo, além de hábitos pessoais – comenta Daniela Schmidt Pimentel, médica do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro e do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Unhas frágeis
A unha quebrada não é só esteticamente desagradável, mas os seus fragmentos enroscam facilmente em tecidos. Com frequência, as pessoas se preocupam pelo fato de acreditar que a fragilidade ungueal (a parte abaixo das unhas das mãos e dos pés) seja expressão de carências orgânicas ou alimentares.

– As unhas também podem revelar o estado de saúde de uma pessoa, causar muito desconforto quando encravam ou crescem com alterações em sua formação, além de sinalizar carências de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes, quando apresentam manchas esbranquiçadas ou enfraquecimento.