33.4 C
Aratiba
terça-feira, 26/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioEconomiaSanta Catarina retoma crescimento nas exportações de carne de frango em maio

Santa Catarina retoma crescimento nas exportações de carne de frango em maio

SC – Segundo maior produtor nacional de carne de frango, Santa Catarina ganha espaço no mercado internacional e registra alta de 13% no faturamento com as exportações em maio, em relação a abril.

Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

Conforme o secretário Estadual de Agricultura, Altair Silva, “o agronegócio catarinense vive um momento muito especial. A agroindústria segue investindo e ampliando sua capacidade produtiva em Santa Catarina, o que demonstra a pujança do nosso Estado. Os produtos catarinenses se tornaram sinônimo de qualidade em todo o mundo, e isso é resultado de um enorme esforço conjunto do Governo Federal, Governo do Estado, iniciativa privada e produtores rurais”.

Em maio, a alta foi de 13% em relação a abril e de 8% em comparação ao mesmo mês de 2020.

O bom desempenho com os embarques se deve principalmente ao aumento nas vendas para mercados importantes. A Arábia Saudita foi o segundo maior mercado da proteína catarinense no mês passado, com um crescimento de 67% na quantidade adquirida (10,3 mil toneladas) e de 68% em receitas (US$ 18,6 milhões), na comparação com abril. Outro destaque foram as Filipinas, com um aumento de 98% no valor arrecadado com as vendas.

Acumulado do ano

De janeiro a maio deste ano, os catarinenses exportaram 400 mil toneladas, faturando mais de US$ 663,7 milhões. Os valores ainda ficam abaixo do desempenho em 2020. Isso é explicado pela queda nos embarques para o Japão e a China. A maior preocupação de Santa Catarina é quanto aos embarques para a Arábia Saudita, terceiro principal destino, e que vinha apresentando crescimento expressivo nos primeiros meses deste ano.

Em maio, a Arábia Saudita anunciou a suspensão da importação de carne de frango oriunda de 11 frigoríficos brasileiros, um deles localizado em Santa Catarina. Até o momento, não foram percebidos reflexos dessa medida sobre os embarques.

SourceAtualFM
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments