A geração de empregos continua positiva em Santa Catarina. Mesmo com uma população quase 40% menor que os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul, o estado catarinense teve a maior geração absoluta de postos de trabalho formais no Sul do Brasil durante os quatro primeiros meses do ano.
O saldo no primeiro quadrimestre foi de 66.922 vagas, o que representa também o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas dos dois estados mais populosos do país: São Paulo e Minas Gerais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira, 6, pelo Ministério do Trabalho.
O governador Carlos Moisés lembra que Santa Catarina também possui a menor taxa de desemprego do Brasil, com 4,5%, menos da metade da média nacional. Segundo o chefe do Executivo estadual, o desempenho apresentado pelo estado é fruto de uma economia diversificada, da segurança jurídica para investimentos privados e da resiliência da população.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jairo Sartoretto, conta que a geração de empregos é um dos principais termômetros da atividade econômica. Ele lembra que Santa Catarina teve um ano acima da média em 2021, com o melhor saldo de empregos da sua história, e está repetindo a dose neste começo de ano.
Além dos serviços, os setores do comércio e da construção civil também tiveram saldo positivo na geração de empregos em abril.