Severiano de Almeida cedia I conferência intermunicipal dos direitos da criança e adolescente

53

No dia 21 de novembro de 2018, no Salão da Paroquia São Caetano, Severiano de Almeida realizou a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente conjuntamente com os municípios de Mariano Moro e Três Arroios. A Conferência tratou do tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamentos das Violências”.

A abertura do evento ocorreu com a coordenação da mesa pela Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Severiano de Almeida, Sra. Nelci Teresinha Vendruscolo Biasus, a Vice Presidente do CMDCA de Mariano Mouro Sra. Ermida Fargion, a Presidente do CMDCA de Três Arroios Sra. Sandra Regina Scarantti Lechtweis, representando os gestores dos municípios se fez presente o Prefeito de Severiano de Almeida, Sr. Milto Vendruscolo, representando as Secretarias de Assistência Social Sra. Melania Parcianello Vendruscolo, o Vice Prefeito de Severiano de Almeida Sr. Jair Kammler, representando o Prefeito de Mariano Moro Sr. Ademar Vitorasi, representando o Prefeito de Três Arroios o Vice Prefeito Sr. Luiz Valdecir Pertussatti e, o palestrante convidado Sr. Luis Robert Mossler.

As autoridades e delegações foram recebidas com apresentações artísticas e culturais do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS Severiano de Almeida. Apresentaram-se as crianças e adolescentes do Programa Criança Cidadã nas modalidades Jaz e Oficina de Música, bem como as idosas participantes do Grupo Vovós Dançantes.

A Presidente Nelci oficializou a abertura da Conferência explanando sobre a importância do espaço conferencial em tempos de demonstre das políticas públicas. Destacou o comprometimento de cada delegado/a que estavam presentes, bem como incentivou a participação na X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente que será realizada em Porto Alegre/RS em 2019. A Sra. Nelci agradeceu o empenho da Secretaria de Assistência Social e a Equipe do CRAS Severiano de Almeida pela organização do evento e, ao Pároco/Diretoria da Igreja São Caetano pela cedência do salão.

O Prefeito Milto Vendruscolo representando os gestores municipais destacou a importância de debater os direitos da criança e adolescente conjuntamente entre sociedade e poder público para criar estratégias e mecanismos de enfrentamento à violação de direitos. O Prefeito salientou que a parceria dos três municípios fortalece a rede de proteção, permitindo avançarmos no sistema de garantia de direitos.

A palestra magna da conferência foi ministrada pelo sociólogo Profº Luiz Roberto Mossler e evidenciou a necessidade de inserir crianças e adolescentes no cenário das politicas públicas como participes do processo de planejamento e elaboração do que lhes será de direito e dever. Fez menções ao Estatuto da Criança e Adolescente e, reforçou a responsabilidade que a família, Estado e sociedade de maneira geral têm na proteção integral. Após a palestra os delegados participaram dos grupos de trabalho e realizaram propostas para o município, Estado e União.

As propostas aprovadas serão encaminhadas para X Conferência Estadual a partir dos seguintes delegados/as eleitos/as:

Município de SEVERIANO DE ALMEIDA: Representando os Adolescentes: Titular Evelin Giovana Ferreira Jarominek e Suplente Gentil Junior Seteneski; representando o Sistema de Garantia de Direitos: Titular Jiovani Vitório Romanzini e Suplente Melania Parcianello Vendruscolo; Representando o CMDCA: Titular Nelci Terezinha Vendruscolo Biasus e Suplente: Ricardo Augusto Kammler.

Município de MARIANO MORO – Representando os Adolescentes: Titular Marcos de Oliveira Brand e Suplente Ana Vitória Peruzin; Representando o Sistema de Garantia: Titular Loreci Terezinha Vendruscolo e Suplente Cristiane Deon; Representando o CMDCA: Titular Getúlio Dall Agnol e Suplente: Evandro Mattia.

Município de TRÊS ARROIOS – Representando os Adolescentes: Titular Dionara J. Wittiznski e Suplente Felipe M. Pereira; Representando o Sistema de Garantia: Titular Lisete A. Fusinatto e Suplente Jaqueline M. L. Guebler; Representando o CMDCA: Titular Sandra Regina Scarantti Leichtweis e Suplente: Edecio Klein.

A conferência foi encerrada pela Secretaria Melania e a Presidente Nelci, as quais parabenizaram o empenho dos delegados/as, desejando sucesso aos escolhidos para etapa Estadual.