SUTRAF-AU promove eventos para comemorar o Dia do Agricultor

137

Os dias começam cedo, o trabalho é árduo, muitas vezes as férias e os finais de semana não fazem parte do calendário. A dedicação em preparar a terra para o plantio e colheita faz com que a rotina seja exaustiva, além disso, há ainda a preocupação com o tempo, com as pragas, o custo de produção e o financiamento da colheita. A vida do agricultor familiar não é fácil e ele busca resolver os problemas com trabalho duro e dedicação. Por esse motivo que é celebrado em 28 de julho o Dia do Agricultor. Data que visa valorizar o trabalho desse profissional tão importante para sociedade.

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU), visando comemorar a data e promover a reflexão sobre a importância do homem no campo, promoveu ao longo dos últimos dias comemorações em diversos municípios.

De acordo com o coordenador geral do SUTRAF-AU, Douglas Cenci, mais que celebrar, o momento atual é de luta, pela manutenção dos direitos e pela valorização da categoria. “Por muitos anos usamos a data para comemorar os avanços, mas estamos em um momento de muitas preocupações, a questão da pensão nos faz continuar na luta”, disse.

Além da aposentadoria, Cenci destaca que programas relacionados a habitação e o financiamento da produção são questões que tiveram retrocesso e que vão sofrer impactos no campo. “Antes existiam um conjunto de políticas públicas que permitiam que a agricultura familiar pudesse sobreviver e se desenvolver, produzindo alimentos, mas que infelizmente no contexto atual estão sendo extintas”, lamentou Cenci.

O alerta do SUTRAF-AU é que diante do panorama atual, as políticas acabam desestimulando que os jovens permanecem trabalhando com agricultura. “O cenário é conturbado, então estamos trabalhando para que isso se reverta e temos esperança que isso possa mudar e que a sociedade e os governos entendam a importância da agricultura familiar e do agricultor na produção de alimentos”, finalizou.

Confira as cidades em que ocorreram atividades em alusão ao Dia do Agricultor no último fim de semana:

Itatiba do Sul
No dia 27 de julho ocorreu a Festa do Agricultor e do Motorista no Povoado Porto Mauá, em Itatiba do Sul. Entre a programação da festa ocorreu uma missa de ação de graças, um painel sobre “O papel da organização social na conjuntura atual”, posse da nova direção do SUTRAF de Itatiba do Sul, além de almoço, sorteios e matinê.

Cruzaltense
No dia 27 de julho ocorreu a II Festa do Aposentado, Colono e Motorista, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, Linha Santa Cruz, Cruzaltense. Entre a programação da festa ocorreu culto ecumênico, palestra com o professor Anacleto Zanella, almoço de confraternização.

Viadutos
A 10° Festa do Agricultor ocorreu no dia 27 de julho no Salão da Comunidade Santa Maria Goreti, em Viadutos. Diversas lideranças estiveram presentes no evento. Após solenidade ocorreu um jantar com baile festivo.