Ato de apoio a Ecoterra cobra respostas das autoridades de segurança

283

Na tarde deste domingo (28), autoridades, empresários, agricultores, representantes de entidades e cooperativas realizaram um Ato de Apoio à Ecoterra – Associação Regional de Cooperação e Agroecologia.

A manifestação ocorreu em virtude de que, na madrugada do dia 22 de julho, o pavilhão onde está a Ecoterra foi alvo de assalto, e outras ocorrências de furtos de veículos na região de Três Arroios.

O ato teve por objetivo cobrar respostas das autoridades de segurança sobre os fatos ocorridos nesta região.

Foram levados dois caminhões, toneladas de alimentos orgânicos e muitos equipamentos, praticamente inviabilizando o trabalho que vinha sendo desenvolvido junto aos agricultores familiares agroecologistas de toda a região.

A Ecoterra está localizada no distrito industrial de Três Arroios, BR 153, km 30. O pavilhão foi inaugurado no mês de novembro de 2018 e conta com estrutura completa para a entrega, armazenamento, embalagem e distribuição de frutas cítricas orgânicas produzidas pelos agricultores da região e comercializadas pela Ecoterra.

O trabalho árduo de muitas famílias da região que movimentam mais de 25 toneladas de alimentos por semana para abastecer mercados em quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Produzir um alimento saudável e sem agrotóxico é um dos objetivos que deram origem à criação da Ecoterra, que atualmente conta com mais de 80 famílias de agricultores ecologistas, em 14 municípios da região.

Estiveram presentes no ato, além dos agricultores da cooperativa, o prefeito e o vice de Três Arroios, Lirio Zarichta e Luiz Pertuzzatti, o vice-prefeito de Mariano Moro, Valdecir Mariano Pinto, presidente da Ecoterra, Paulo Lunkes, vereadora de Erechim, Sandra Picoli, professor da UFFS, Ulisses de Mello, presidente da CECAFES, Roberto Balen, diretor da CRESOL, Amauri Picoli, gerente da CRESOL Três Arroios, Alan Resende, gerente da SICREDI Três Arroios, Alexandre Lussani, gerente da EMATER Três Arroios, Jair Griebler, secretário da agricultura de Três Arroios, Laércio Tubin, presidente da Câmara de vereadores de Três Arroios, Rafael Ostrovski, o técnico do CETAP, Giovani Gonçalves, além de simpatizantes.