A prefeitura de Aratiba, através das secretarias de Obras e Agricultura, a Defesa Civil e os Bombeiros Voluntários estão mobilizando equipes desde a metade da tarde desta quinta-feira, 14, quando um forte temporal atingiu parte do interior do município na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, comunidades que margeiam a lago da barragem.
Estradas interrompidas por quedas de árvores, algumas casas destelhadas, significativas perdas em diversas lavouras foram registradas, especialmente nas comunidades de Linha Polonesa, Enjeitado, Três Barras, Volta Fechada, Barquinha, Tamaduazinho e Navegantes.
A Defesa Civil está realizando um levantamento dos danos e também uma equipe da Emater, mas ainda não tem os dados compilados. O principal objetivo no momento é desobstruir estradas e atender as famílias que tiveram danos em suas propriedades.
Não há registro de feridos. O temporal veio acompanhado de forte chuva, vento e queda de granizo, fazendo com que houvesse estragos em lavouras de trigo, milho, hortigranjeiros, além de inúmeras quedas de árvores.
Outro problema enfrentado pelos moradores é a falta de energia elétrica, em função dos estragos nas redes de transmissão.