O severo clima registrado na madrugada da última quarta-feira (04) deixou rastros de destruição em Aratiba. Os principais estragos aconteceram no interior do município. Casas ficaram destelhadas e lavouras foram danificadas.
Conforme informações dos Bombeiros Voluntários e Defesa Civil, Aratiba registrou cerca de 150 milímetros de chuva em menos de 24 horas. A força do vento fez uma árvore cair sobre a cancha de bochas de Linha Scussel, praticamente toda a cancha foi destruída.
O granizo, além de danificar plantações, afetou residências, tanto no interior quanto em algumas casas na área urbana. Bombeiros Voluntários e Defesa Civil estiveram auxiliando as famílias atingidas com instalação de lonas nas coberturas.
Houve ainda barreiras em estradas. Em alguns pontos da RS-420 e em algumas localidades do interior, equipes da Prefeitura, dos Bombeiros Voluntários e da Defesa Civil municipal estiveram engajadas na desobstrução de vias.
Na região
O mau tempo causou prejuízos em todo Estado. Em nossa região, municípios registraram alagamentos causados pelo transbordo de rios. Em Barão de Cotegipe, o Rio Jupirangaba, que corta a cidade, saiu de seu leito e invadiu a cidade deixando as ruas principais alagadas.
O temporal atingiu também Erechim, Entre Rios do Sul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Jacutinga, Ponte Preta e São Valentim, causando destelhamentos, queda de barreiras e a perda de plantações.
Muitos municípios ficaram sem energia elétrica e sem sinal de telefonia móvel.
No Oeste catarinense, cidades como Concórdia, Jaborá e municípios vizinhos, rios saíram de seus leitos e invadiram ruas. A área central de Concórdia ficou alagada. Em Erval Velho, uma enxurrada arrastou veículo e um mercado ficou destruído antes mesmo de sua inauguração.
Estragos também foram registrados em Lindóia do Sul, Ipira e Piratuba, envolvendo casos de destelhamentos pela queda de granizo e pelos fortes ventos, ainda, barreiras em estradas.