O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, divulgou recentemente os dados do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada. O Índice é calculado com base nos resultados das avaliações do 2º ano do fundamental, realizadas pelos sistemas estaduais, em cooperação técnica com o Instituto.
O município de Três Arroios alcançou o Nível 5, o mais alto da escala estabelecida pelo Inep. O município atingiu 100% no desempenho dos alunos avaliados, destacando-se no Rio Grande do Sul, ao lado de outros 13 municípios que atingiram esse mesmo resultado.
Contexto Nacional e Metas Futuras.
A meta estabelecida para o Brasil é alcançar 80% de alunos plenamente alfabetizados no 2º Ano até 2030. O desempenho de Três Arroios é significativo quando comparado aos resultados de outros municípios do estado e do país. Dados importantes incluem: apenas 3,1% dos 456 municípios avaliados no Rio Grande do Sul com 100% de alfabetização nessa avaliação.
Dentre eles, apenas um terço alcançou o Nível 5 (80% a 100%); apenas 63 dos 5.357 municípios brasileiros avaliados obtiveram 100% de alunos plenamente alfabetizados, representando 1,2% do total.
Além disso, apenas 951 municípios brasileiros atingiram a meta de 80% de alunos plenamente alfabetizados, prevista para ser alcançada até 2030. Isso representa 17,75% dos municípios avaliados.
“O resultado de Três Arroios não só coloca o município no topo da lista no Rio Grande do Sul, mas também serve como um exemplo a ser seguido. O progresso em direção à meta nacional de alfabetização é crucial para o desenvolvimento educacional do país, e os resultados de Três Arroios evidenciam o potencial de sucesso através de estratégias educacionais eficazes e comprometimento com a qualidade do ensino fundamental”, destaca o prefeito, Carlos Burille.