17.5 C
Aratiba
sexta-feira, 21/junho
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiTrês Arroios recebe apresentação do Coral La Montanara de Jacutinga

Três Arroios recebe apresentação do Coral La Montanara de Jacutinga

As apresentações marcaram o lançamento do CD em comemoração aos 25 anos do Coral

A Casa de Cultura de Três Arroios foi palco de uma das apresentações de lançamento do CD 25 Anos Coral La Montanara de Jacutinga. O evento foi realizado na última quinta-feira (18). Estiveram presentes, representando a Administração Municipal, o vice-prefeito, Tiago Schafer, a secretária da Cultura, Desporto e Turismo, Ana Capelett Zarichta, o secretário da Administração, Lucas Keller, Chefe de Gabinete, Fabíola Pezenatto, coordenadora da Educação, Sirlei Gazzoni, além do Padre Milton Mattia.

O Coral La Montanara foi fundado em 1998 por 30 coralistas, com o objetivo de resgatar a cultura italiana através do canto, gastronomia e língua. Ao longo destes anos participou de diversos eventos como encontros de coros em toda a região do Alto Uruguai, em diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também no Chile.

No ano de 2023 o coral completou 25 anos de história e para comemorar esta importante data, propôs a realização de um projeto, que teve aprovação junto a Lei Rouanet, para a gravação de seu primeiro CD de música erudita, com repertório da obra “Missa Italiana à três vozes – Messa Papa Giovanni XXIII” do compositor regional Carino Corso, com acompanhamento de Orquestra.

O CD tem uma tiragem de 1.000 unidades, com distribuição totalmente gratuita e conta com descrição em áudio do número das faixas, nome da música e demais informações para garantir acessibilidade de conteúdo.

Como medida de ampliação de acesso, o Coral realizou 02 ensaios abertos com rodas de conversas, sendo um no mês de agosto de 2023 no auditório da Escola Estadual Érico Veríssimo de Jacutinga e um em fevereiro deste ano, na Escola Estadual de Ensino Médio São José de Ponte Preta.

No mês de abril iniciou a turnê de lançamento do CD, com apresentações do Coral La Montanara e Orquestra de Câmara do Alto Uruguai, em Igrejas e Centros Culturais de municípios do interior do Alto Uruguai Gaúcho, passando pelas cidades de Erechim, Sertão, Getúlio Vargas, Campinas do Sul e nesta semana em Três Arroios. A apresentação de encerramento acontecerá no dia 25/04 no município de Jacutinga.

As apresentações levam o repertório do CD, sendo que os mesmos estão distribuídos gratuitamente ao público presente. As atividades propostas contam com acessibilidade física e de conteúdo e são de acesso totalmente gratuito, até o limite de espaço de cada local.

O Projeto 25 Anos Coral La Montanara foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal – Ministério da Cultura e conta com o patrocínio das empresas Cavaletti Estofados para Escritórios Ltda, Master ATS Supermercados LTDA e Tudo Rural Armazenagem de Cargas LTDA.

Foto: Prefeitura de Três Arroios

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments