Deixe suas unhas mais fortes e bonitas

0
574

Muitas mulheres e até homens reclamam que as unhas estão fracas e quebradiças. Mas, você sabia que existem inúmeras causas para isso? Pode ser micose, doenças intestinais, falta de vitaminas ou má alimentação. Sabendo disso, vamos falar das causas mais comuns desse problema e mostrar algumas soluções para deixar suas unhas mais bonitas e fortes!

As nossas unhas são formadas por queratina, proteína que, a partir de reações químicas que acontecem em sua estrutura, dá aquela consistência firme que conhecemos, funcionando como uma cola. Por isso, quando sofremos muitos traumas ou machucamos nossas unhas, essa cola perde a “eficiência”. Isso pode ocorrer quando se toca algum instrumento musical, como violão, ou quando se trabalha digitando. Essas são algumas causas externas que podem deixar as unhas fracas.

Mas sabemos que uma alimentação correta é a fonte para nos mantermos saudáveis e com o corpo todo em ordem, não é mesmo? Você já deve ter percebido alguma vez que suas unhas já estiveram com ondulações ou manchas brancas e quebrando por qualquer coisa. De acordo com a nutricionista Carolina Arbache, isso pode indicar falta de diversas vitaminas e mineiras.

“Quando estamos com deficiências de algumas vitaminas e minerais, os primeiros a sentir essa falta são os cabelos e unhas, pois o corpo prioriza órgãos de extrema importância”, diz Carolina. Portanto, manter uma alimentação correta e rica nesses nutrientes é a dica para manter seus cabelos e unhas bonitos e fortes e deixar sua saúde lá em cima.

Como deixar as unhas mais fortes?
Siga uma alimentação rica nesses nutrientes e veja o resultado:

– Cálcio: evita que as unhas lasquem e quebrem facilmente, deixando-as mais fortes. Pode ser encontrado no leite e derivados, vegetais de cor verde-escura, gergelim e tofu.

– Ferro: quando estamos com pouca quantidade de ferro no organismo, nossas unhas ficam visivelmente frágeis e ainda podemos ter outros problemas de saúde. A dica é sempre fazer exames de sangue para verificar seus níveis. Pode ser encontrada no feijão, no melado de cana e em leguminosas.

– Vitamina C: essa supervitamina encontrada na laranja é ótima para auxiliar a absorção de ferro, ajudando a deixar as unhas mais fortes.

– Vitamina A: o baixo nível dessa vitamina pode deixar as unhas com ondulações ou muito grossas. Pode ser encontrada em peixes, ovo, manteiga e também na forma de betacaroteno (que é transformado em vitamina A no organismo), em vegetais amarelo e laranjas.

– Selênio: ajuda a deixar as unhas lisas e bonitas. Castanha-do-Pará, frutos do mar e semente de girassol são ótimas fontes de selênio.

Em alguns casos, o uso de suplementos é necessário. Já existem alguns nutricosméticos específicos para fortalecer as unhas e vários cosméticos, como bases com cravo, que auxiliam no processo para deixar as unhas mais bonitas!