Será que seu xampu realmente deixa de fazer efeito depois que seu cabelo se acostuma com ele?

0
527

Descobrir um xampu que deixe seus cabelos iguais aos da Duquesa de Cambridge é a meta final de nossa lista de beleza, e nos faria dar pulos de alegria. Mas, à medida que usamos mais e mais o xampu, seus efeitos mágicos parecem desvanecer. “Seu cabelo simplesmente se acostumou com ele,” diz sua mãe/seu cabeleireiro/ou o guru de beleza que você segue no Instagram. Então você suspira, põe o xampu de lado, e procura um novo produto que faça maravilhas pelo seu cabelo.

De certa forma, isso faz sentido – por que o xampu que antes fazia com que seus cabelos tivessem o look “acabei de sair do salão”, de repente deixa de fazer efeito após algumas lavagens? Será que há outros fatores em jogo? Será verdade que os cabelos realmente se acostumam com determinado xampu?

Marie Claire consultou vários estilistas renomados, e eles disseram que não, isso não é verdade. Seu cabelo não se acostuma com o xampu, nem o xampu perde seu efeito com as lavagens sucessivas.

Então, qual é o problema? A famosa estilista da Dove, Cynthia Alvarez, explicou que existe uma série de fatores que contribuem para esse enigma, mas o problema certamente não é o xampu:

“Um xampu não deixa de fazer efeito porque o seu cabelo se acostuma com ele”, disse ela. “Se o seu xampu deixar de proporcionar os resultados que você espera, é bem provável que o estado e as necessidades de seu cabelo tenham mudado, ou também pode ter ocorrido uma mudança de estação – o clima está mais úmido, o sol está mais forte ou o ar está mais seco. Seu estado de saúde ou seus níveis hormonais também podem estar diferentes, devido a uma doença recente ou ao seu ciclo menstrual.”

Para resumir, precisamos parar de colocar a culpa no xampu. Então, o que você pode fazer para garantir que seus cabelos permaneçam — por bastante tempo —tão bonitos quanto os de Kate Middleton? Alvarez recomenda que você ajuste sua rotina de cuidados quando observar mudanças em fatores como o clima, por exemplo. Quando estiver frio, use produtos que proporcionem uma hidratação mais intensa, quando a umidade do ar for muito alta, use produtos que combatam o frizz.

Os especialistas também recomendam que você fique atenta à quantidade de xampu e condicionador que usa, porque o excesso de condicionador pode obstruir os poros do couro cabeludo e tornar os cabelos oleosos.