23.8 C
Aratiba
segunda-feira, 16/setembro
Player de Áudio Responsivo
InícioReligião35. Voz da Diocese - 01.09.24

35. Voz da Diocese – 01.09.24


“Sedes praticantes da Palavra e não meros ouvintes” (Tg 1,22) 

Minha saudação a todos os irmãos e irmãs que acompanham a Voz da Diocese. O mês de setembro é dedicado à Palavra de Deus. É o mês da Bíblia. A Bíblia é um livro especial, diferente dos outros. É um livro antigo e atual ao mesmo tempo. Sua importância se deve pelo fato de ser portadora da Palavra de Deus para nós. A Palavra, como dizem os documentos da Igreja, é o “fundamento” de nossa fé, de nossa espiritualidade, de nossa vida cristã e de nossa missão. É uma “palavra sagrada” e “inspirada” por Deus.

Prezados irmãos e irmãs. O Apóstolo Paulo diz que a Bíblia foi escrita “para a nossa instrução” (1Cor 10,11), para “o nosso ensinamento” (Rm 15,4). Ela é palavra “inspirada por Deus” para nos “instruir, corrigir, educar na justiça”, para nos “qualificar para toda a boa obra” (2Tm 3,16-17). Deus “nos educa” “a fim de nos comunicar a sua santidade” (Hb 12,10).

Escrita ao longo dos séculos, a Bíblia traz o testemunho da vida de fé do povo de Israel, da vida de Jesus e seus discípulos; ainda a vida das primeiras comunidades cristãs que iluminam nossa vida eclesial. Ela é portadora de uma Palavra que “permanece para sempre” (1Pd 1,25) “viva e eficaz” (Hb 4,12). Num contexto em que tudo é descartável, a Bíblia é portadora da Palavra de Deus, que nunca perde a sua validade e sua atualidade.

Ler, estudar, meditar e rezar os textos sagrados é mergulhar na experiência de Deus daquele povo. Por isso, ela nos indica, acima de qualquer coisa, critérios de vida e de ação. As maravilhas operadas por Deus na história eram transmitidas de geração em geração, a ponto do povo assim se expressar: “O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que estejais também em comunhão conosco” (1Jo 1,3).

Caríssimos! A Bíblia nos dá as “razões de nossa esperança” cristã (1Pd 3,15). Ou, como diz o Evangelho de João, ela foi escrita “para crerdes que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que crendo, tenhais a vida em seu nome” (Jo 20,31). A Palavra de Deus “não é uma palavra inútil para vós”; ela “é a vossa vida e é por essa palavra que prolongueis a vossa vida” (Dt 32,47).

Para o mês da Bíblia é sempre proposto um texto ou livro bíblico para ler/estudar. Para este ano de 2024, foi proposto o estudo do Livro do Profeta Ezequiel que traz reflexões para a vida de nossas comunidades iluminando com o lema “Porei em vós meu espírito, e vivereis” (cf. Ez 37,14). Este lema faz ressoar mais uma vez entre nós a certeza de que o Espírito do Senhor nos conduz à redescoberta da esperança como caminho que dá sentido à vida, colocando-nos no caminho de Deus. Convida-nos à reflexão sobre o testemunho do profeta Ezequiel, alimentando em cada um de nós, sobretudo, a esperança.

A Liturgia deste 1º Domingo do Mês da Bíblia faz um apelo para sermos acolhedores da Palavra de Deus. O Livro do Deuteronômio indica alguns passos: 1º) “ouvir” a Palavra, isto é, conhecê-la profundamente; fazemos isto, lendo-a e estudando-a; 2º) “guardá-la” no “coração”, transformando-a em projeto de vida; 3º) praticá-la, vivenciando-a no dia a dia; 4º) ensiná-la aos outros.

Na Segunda Leitura, a Carta de São Tiago diz: “Recebei com humildade a Palavra” de Deus. Ela “é capaz de salvar as vossas vidas. Sedes praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1,21-22).

Caros irmãos e irmãs. Peçamos a graça do Espírito Santo para cumprirmos fielmente a Palavra de Deus e discernir, através de sua leitura e meditação, o caminho de santidade proposto por Jesus para a vida cristã, “não sendo meros ouvintes, mas praticantes de sua Palavra” (Tg 1,22).

Deus abençoe a todos e bom domingo.

Dom Adimir Antonio Mazali – Bispo Diocesano de Erexim – RS

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments