Um túnel foi encontrado em uma cela do Presídio Estadual de Erechim, na Região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, na manhã desta sexta-feira (2). Agentes penitenciários localizaram o buraco na cela 19, que fazia ligação entre as celas 18 e 20, segundo a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).
Ainda segundo a Susepe, informações levaram os agentes da Atividade de Disciplina e Segurança (ASD) a monitorar o possível plano de fuga. Havia cerca de 45 apenados do regime fechado entre as três celas.
Os presos usaram ferramentas artesanais para a escavação do buraco, que mede aproximadamente um metro de profundidade por três metros de comprimento e um metro de diâmetro, embaixo de uma das camas de concreto na cela 19.
O delegado penitenciário da 4° região, Rosalvaro Portella, disse que será instaurado um procedimento disciplinar pela Susepe para apurar a autoria do plano de fuga e, consequentemente, punir os responsáveis.
De acordo com o diretor interino do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe (DSEP), Fabrício Ragagnin, os servidores evitaram uma fuga em massa.