Vários fiéis e devotos de Nossa Senhora dos Navegantes visitaram a comunidade denominada Linha Navegantes, localizada no interior do Município de Aratiba, neste domingo (4), quando da realização da tradicional festa em honra à padroeira.
As atividades tiveram inicio pela manhã, quando da realização da procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes pelas águas do lago da Usina Hidrelétrica Itá até a margem, de onde foi conduzida pelos fiéis até a Capela Nossa Senhora dos Navegantes, onde houve celebração comemorativa, presidida pelo Pe. Dirceu Balestrin, ministros e equipe litúrgica.
Anualmente, inúmeros fiéis se reúnem na referida comunidade para orar, agradecer, pedir graças e bênçãos à Nossa Senhora dos Navegantes.
Após a celebração, houve confraternização entre os presentes.
Breve histórico de Nossa Senhora dos Navegantes
Nossa Senhora é um título dado a Mãe de Jesus, Maria.
A fé e a designação à Nossa Senhora dos Navegantes teve início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.
A fé em Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil através dos navegadores portugueses e espanhóis. Em Porto Alegre, cidade de colonização açoriana, Nossa Senhora dos Navegantes foi declarada padroeira.
A festa e a procissão são realizadas em fevereiro e reúnem centenas de devotos.