Nova Itália do Alto Uruguai está em festa para celebrar mais um aniversário de emancipação.
Lá no distante 1964, foi instalado oficialmente o município de Severiano de Almeida. Por isso, neste dia 12 de abril, o município está celebrando seu 54º ano de emancipação político administrativa. Um marco na história de uma das cidades mais pujantes da região Alto Uruguai.
Mas a história de Severiano de Almeida remonta a 1912, quando a atual área do município ainda pertencia a Passo Fundo, a Companhia de Colonização Luce e Rosa adquiriu essa área do Governo Federal para revenda aos colonos.
Em 1917 formou-se a comunidade com a chegada de algumas famílias vindas de Garibaldi, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, com intuito de explorar a extração da madeira nativa a ser transportada pelo Rio Uruguai. Mais tarde a povoação tornou-se Vila, sob o nome de Nova Itália como sede do Distrito de Erechim.
O município já foi chamado de “Nova Itália”, que conforme assegura a tradição oral, está intimamente relacionada a um grupo de nove colonos que no final de 1916 veio junto ver as terras da “Luce-Rosa”, as quais já estavam devidamente demarcadas, razão pela qual José Pedron, um dos integrantes do grupo, teria, junto ao Acampamento da Cia, afirmado: “Semmo tutti taliani,. Ghe metemo nome “Nova Itália” (Somos todos italianos, coloquemos o nome de Nova Itália o que recebeu a aprovação de todos).
Por ordem do Governo Federal, foram alterados os nomes de vários distritos, entre eles Nova Itália, que passou a chamar-se Severiano de Almeida, em homenagem da Câmara Municipal de Vereadores ao saudoso engenheiro, chefe da Comissão de terras para demarcação da Colônia Erechim.
O distrito de Severiano de Almeida teve recobrado seu antigo nome “Nova Itália”, a 17 de dezembro de 1956, pela lei municipal nº 596. Porém, com a emancipação, voltou definitivamente a chamar-se de Severiano de Almeida.