O treinador Renato Portaluppi que conduziu a reta final rumo à Série A continuará no comando tricolor na temporada 2023. A confirmação da renovação foi divulgada no último domingo (20). Conforme nota oficial gremista, o contrato foi firmado até dezembro do próximo ano. A expectativa já era grande de um acerto breve e o presidente, Alberto Guerra, prometia priorizar essa conversa ainda na campanha das eleições tricolores.
Guerra, junto com o vice de futebol, Paulo Caleffi, viajaram para o Rio de Janeiro e, na tarde do domingo, definiram os termos para a permanência do ídolo. Depois de confirmar os títulos de Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017) e Recopa (2018), Renato teve um momento de crise técnica de sua equipe na temporada 2020, que culminou num posterior rebaixamento, mesmo com a troca de nomes na casamata.
O comandante gremista retornou em novembro com a missão de manter o Grêmio no G4 de acesso da Série B, com a saída de Roger Machado. Assim o fez, a três rodadas do final, e não escondeu a vontade de seguir o trabalho, inclusive sugerindo mudanças no modo de gestão do Tricolor.