Junho, considerado o mês Violeta, traz alerta sobre a importância dos cuidados e proteção com os idosos. O dia 15 foi escolhido para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o que convida todos a compreender que a violência contra o idoso é um problema social crescente e que deve ser incorporado na pauta das políticas públicas de defesa e garantia de direitos.
A Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso e os idoso participantes dos grupos do CRAS de Severiano de Almeida, estão distribuindo nos setores públicos, privados e nas escolas Municipais e Estadual, folder explicativo a respeito das formas de violação de direitos que pode ser desde física até financeira e emocional.
O folder e adesivo de adesão à campanha também trazem informação sobre o abandono de idosos e quais medidas de proteção são asseguradas pelo Estatuto do Idoso, que é uma Lei Federal onde assegura-se os cuidados para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A campanha estende-se também em um pedágio com entrega destes materiais orientadores a população severianense.
A Administração Municipal convida para que participem desse movimento que, a Secretária de Assistência Social Melania Parcianello Vendruscolo destacou como sendo “fundamental para iniciar uma conscientização coletiva sobre a realidade dos idosos e, comunidade com o poder público, juntos construir alterativas de enfrentamento para qualquer situação que viole os direitos da pessoa idosa, não apenas em aspecto financeiro, mas também físico, emocional ou como abandono”.