17.8 C
Aratiba
sexta-feira, 22/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiSecretaria Estadual de Saúde do RS recebe delegação da AMAU

Secretaria Estadual de Saúde do RS recebe delegação da AMAU

Na pauta, recursos já anunciados, para os hospitais de pequeno porte da região e como será o financiamento dessas casas de saúde.

Uma delegação da AMAU esteve em audiência na última segunda-feira (25), em Porto Alegre, com a secretária de Saúde estadual, Arita Bergmann. Na pauta, o andamento sobre a liberação de recursos para os hospitais de pequeno porte (HPPs), que irá colocar valores consideráveis no Alto Uruguai, desafogando a Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

O governo do RS liberou R$ 30 milhões para estes hospitais, para valorizar as pequenas casas de saúde. E no Alto Uruguai, são quinze municípios que podem ser beneficiados com a recuperação de seus hospitais, reformas, ampliação e equipamentos.

A delegação da região foi representada pelos prefeitos Beto Bordin (Jacutinga), Leandro Puton (Gaurama), Irineu Fantin (Mariano Moro), vice-prefeito de Áurea, Alberto Roque Omizzolo; vice-prefeito de Itatiba do Sul, Célio Fiabani; secretário de Saúde de Erval Grande, Rodrigo dos Santos; secretária de Saúde de Jacutinga. Valdirene Fátima Ramme Foletto (presidente do Colegiado dos Secretários de Saúde da 16ª Região de Saúde); Secretário de Saúde de Áurea, Rudinei Reche; secretário de Saúde de Gaurama, Marlon Mazur; presidente do Hospital Beneficente São Leonardo de Três Arroios, Neimar Luiz Muller; o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mário Ceron; coordenador técnico da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Alencart Loch.

A delegação da AMAU reforçou com a secretária Arita, a importância da liberação dos alvarás para estes estabelecimentos de saúde poderem operar e acessarem os recursos disponibilizados pelo Estado.

Outro assunto debatido longamente, foi como se dará o financiamento destes hospitais de pequeno porte, para conseguirem manter as portas abertas e prestar um serviço de qualidade para a população regional.

De acordo com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, o Estado irá garantir um suporte ainda maior nas demandas destes hospitais visando garantir a perenidade dos serviços com intuito de desafogar o hospital de referência SUS na região, que é o Santa Terezinha de Erechim.

Os 15 municípios do Alto Uruguai, que podem se habilitar pelos recursos são: Aratiba, Áurea, Benjamin Constant do Sul, Erval Grande, Mariano Moro, Três Arroios, Campinas do Sul, Jacutinga, Gaurama, Estação, São Valentim, Severiano de Almeida, Marcelino Ramos, Viadutos e Itatiba do Sul.

SourceAUonline
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments