Chamados de alimentos “anti-idade”, ou anti-aging, eles são conhecidos por conter nutrientes importantes para o corpo e que ajudam a retardar o envelhecimento do organismo em todas as esferas – não só na pele como em outros órgãos e tecidos.
De acordo com a nutricionista Angélica Grecco, coordenadora de nutrição do Hospital Santa Helena e nutricionista do Instituto EndoVitta, em São Paulo, uma das principais características desses alimentos é estarem cheios de substâncias antioxidantes. “Elas são responsáveis por evitar a oxidação das células provocada pelos radicais livres e que causam o envelhecimento precoce”, diz.
Quais são os nutrientes ‘anti-idade’?
De acordo com a nutricionista Amanda Ferrão, que atua pelo Grupo Fleury em Recife e é doutoranda pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), as principais vitaminas que ajudam a retardar o envelhecimento são:
– Vitamina A: contribui para a formação de colágeno e na renovação celular, além de participar da síntese de tecidos;
– Vitamina E: auxilia na proteção das membranas celulares;
– Vitamina C: além de ajudar na produção de colágeno, também protege a pele contra os efeitos nocivos dos raios solares.
Além desses três, o zinco, o selênio e o ômega 3 também são substâncias que têm papel importante no combate aos radicais livres no nosso organismo.
Onde encontrá-los?
1. Cenoura
É rica em betacaroteno, precursor para a produção de vitamina A no organismo. Além de efeito antioxidante, ela também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
2. Frutas cítricas
Laranja, limão, tangerina e acerola são frutas cítricas ricas em vitamina C, que, além de combater o envelhecimento precoce, ainda ajuda o corpo a absorver o ferro.
3. Abacate
Além de ser rico em vitamina E, é fonte de gorduras boas que ajudam a combater o colesterol “ruim” (LDL). Por ser muito calórico, no entanto, o consumo deve ser feito de forma moderada.
4. Azeite
Rico em vitaminas A e E, também possui efeito anti-inflamatório no organismo.
5. Castanha-do-pará
Tem uma boa quantidade de selênio, mineral importante no combate aos radicais livres. Também contém ômega 3, uma gordura boa que ajuda a combater o envelhecimento precoce.
6. Salmão
Boa fonte de zinco, mineral que ajuda também a modular a imunidade. É rico em ômega 3 e tem vitamina E na sua composição.
7. Frutas vermelhas
São conhecidas por grandes quantidades de substâncias antioxidantes, em especial vitaminas A e C.
8. Espinafre
Praticamente um combo antioxidante, as folhas escuras desse vegetal oferecem boas quantidades de vitaminas A, C e E, além de minerais como cálcio e ferro.