Completam 70 anos de casados, bodas de vinho, o casal aratibense Nelson Dellagostin e Vilma Perondi Dellagostin. Residentes da comunidade de Esperança Alta, construíram uma linda história de vida, escrita ao longo de sete décadas, com muito trabalho, desafios, superações e amor.
O Sr. Nelson, nasceu em 14 de agosto de 1931 no município de Aratiba, na época distrito Rio Novo, tendo, portanto, 92 anos de idade. Filho de Judite Motter Dellagostin e Antônio Dellagostin, Possui 7 irmãos. Sra. Vilma nasceu em 16 de fevereiro de 1935 no município de Lajeado/RS, possui hoje 89 anos. Filha de Dozolina Zequim Perondi e Herminio Perondi, Possui 10 irmãos. Nelson sempre viveu na comunidade de Esperança Alta e Vilma se mudou com sua família para a localidade em 1943, aos 8 anos de idade.
Os dois se conheceram nesta comunidade em um baile na casa de José Dalmolin, em 1951, 15 dias após o retorno de Nelson do Serviço Militar, em Santa Maria. Namoraram por 3 anos até o casamento, que aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1954, na sede da atual cidade de Aratiba.
Durante estes 70 anos de casados, muitas alegrias, conquistas e realizações foram alcançadas. Desse amor, nasceram 10 filhos: Nadir, Sérgio, Ledi, Ivanor, Dilce, Cleci, Osmari, Adulce, Rosicler e Carlinhos. Seus filhos lhe deram 9 netos: Jonatan e Jeremias, filhos de Nadir e Sônia (Jonatan é também pai do único bisneto, Dante); Anderson e Michel, filhos de Dilce e José; Pâmela, filha de Ledi e Giberto; Rafaela e Rafael, filhos de Ivanor e Nilva; Tábata, filha de Osmari e Marcelo; Nathan, filho de Carlinhos e Joice.
O casal sempre viveu nesta comunidade, trabalhando na roça. A agricultura foi também a provedora de sua renda e sobrevivência, cultivando grãos, criando suínos e gado de corte, também produção de leite e queijo.
Nelson relatou que no passado, gostava de ir nos bailes para dançar, namorar, jogar baralho (quatrilho) e jogar futebol (Guarani). Vilma, disse que gostava também de frequentar bailes e festas, além de dançar. Algumas dessas diversões se mantém até os dias atuais. Gostam de ir nos bailes dos idosos, dançar, e jogar baralho. Nelson mostra-se também um amante da leitura. Vilma, acrescentou que gosta de tirar leite e produzir seus queijos.
No histórico pessoal, a Sra. Vilma, sempre muito bela e vaidosa, já foi rainha dos idosos do município por uma vez e, em outra, princesa.
Os dois vivem em sua residência, rodeado de amigos, filhos e netos que sempre os visitam nos finais de semana. A família destaca o apreço do casal pelo cultivo de uva, a qual é utilizada para a produção de vinho artesanal, que é consumido quase que diariamente.
Festejar essa data é mais que uma comemoração. É uma declaração um ao outro de amor, companheirismo, resiliência, cumplicidade, tolerância e amizade, e que nos mostra a receita de uma vida matrimonial duradoura e harmoniosa. Esperamos que assim seja continuada com as graças e bênçãos de Deus.