17.4 C
Aratiba
sexta-feira, 18/outubro
Player de Áudio Responsivo
InícioReligião41. Voz da Diocese - 13.10.24

41. Voz da Diocese – 13.10.24


Romaria: Caminhar com Maria ao encontro de Deus!
– “Maria, Mãe do silêncio, da escuta e da oração!”-

Minha saudação a todos os irmãos e irmãs que acompanham a Voz da Diocese. Desde o dia 4 de outubro, quando iniciamos a Novena no Santuário em Erechim, estamos vivendo o clima da Romaria Diocesana de Fátima, que acontece neste domingo. A Romaria em Erechim, é uma grande graça, pois todos têm a oportunidade de participar em um ou outro momento, pois com quatro missas diárias, torna possível escolher o melhor horário. Neste ano dedicado à oração, em preparação ao Jubileu de 2025, somos convidados a nos voltar a Deus Pai por meio de uma vida de oração mais intensa.

Prezados irmãos e irmãs. Todos os anos um tema e um lema nos ajudam a rezar melhor. O tema da Romaria deste ano é: “Maria, Mãe do silêncio, da escuta e da oração!” E o lema é: “A minha alma engrandece o Senhor! ” (cf. Lc 1,46). Além das intenções pessoais que cada um traz consigo, outras três intenções nos levam a rezar juntos:

1ª. Para cultivarmos a oração pessoal, familiar e comunitária, como Jesus rezou e ensinou e Nossa Senhora pediu em Fátima, neste ano de preparação ao Jubileu 2025 – Peregrinos de Esperança;

2ª. Para promovermos a amizade social e a paz nas famílias, nas comunidades, no Brasil e no mundo, derrubando muros e construindo pontes;

3ª. Pela saúde integral de todos, especialmente dos doentes e idosos, com os cuidados preventivos e acesso facilitado e amplo aos recursos clínicos necessários.

O encontro do Anjo com Maria foi o ponto de partida de sua vocação de mãe, discípula e missionária do Senhor. Depois de refletir, rezar, discernir e compreender a importância de sua missão, Maria, totalmente livre e consciente, deu sua resposta a Deus dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra! ” (Lc 1,38). Identificando-se como “serva”, Maria fez sua grande opção de vida e passou a viver de acordo com ela.

Caríssimos irmãos e irmãs. Há coisas que não dá para esperar pelo dia de amanhã. Com Deus no coração, Maria passou a viver não mais para si, mas para os outros, para os necessitados e para toda a humanidade. Colocou-se inteiramente a serviço. Deixou Nazaré, sua casa, seus afazeres e foi às pressas ajudar sua prima Isabel, que estava “no sexto mês” de gravidez (Lc 1,36). Maria foi uma mulher atenta às necessidades das pessoas e procurou oferecer sua ajuda.

Ao relatar a viagem de Maria a Isabel, o Evangelho de Lucas (Lc 1,39) faz ver que o primeiro trabalho missionário, num contexto inteiramente patriarcal, foi assumido por uma mulher. A mulher, que na tradição israelita tinha pouco valor, tornou-se a primeira a realizar o projeto de Jesus. Desta forma, Maria iniciou a grande caminhada de anúncio do Evangelho, a Boa Notícia. As viagens de Paulo e dos missionários de todos os tempos têm em Maria seus primeiros passos. Assim, toda a Igreja encontra nela um modelo de evangelização.

A iniciativa foi de Maria e ao chegar na casa de Isabel, já na saudação, o Espírito Santo inundou o ambiente e elas transbordaram de alegria. Maria estava cheia de Deus. Isabel também. Isabel acolheu Maria “com um grande grito” de alegria e proclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! ” (Lc 1,42). Significa reconhecer Maria como uma mulher abençoada por Deus, “porque o menino que nela está é o Senhor”. Maria é motivo de bênção porque se tornou o lugar privilegiado onde se experimenta Deus. E Isabel a proclamou “feliz és tu por ter acreditado” (Lc 1,45). Maria é bem-aventurada porque é mulher de fé.

Caros irmãos e irmãs. Romaria é peregrinação em busca d’Aquele que é o sentido mais profundo de nossa vida, é caminhar com Maria ao encontro de Deus que, em Jesus, vem a nós, como alimento no Pão da Palavra e no Pão da Eucaristia. A Romaria é caminhar com Maria ao encontro de Deus. Peçamos, então, que vivendo este dia da Romaria e como “Peregrinos de Esperança”, alcancemos a graça de experimentar de maneira mais profunda, a presença de Deus em nossa vida, da mesma forma que esteve na vida de Maria.

Deus abençoe a todos, um bom domingo e abençoada Romaria.

Dom Adimir Antonio Mazali – Bispo Diocesano de Erexim – RS

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments