As atividades do ano letivo 2018 em Aratiba iniciaram dia 14 de fevereiro na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba, atendendo a necessidade de formação continuada, contemplando a formação humana e emocional.
Pela parte da manhã os professores foram recepcionados pela Secretária Municipal de Educação Cultura e Desporto, Profa Marisa Fagundes Rosa, equipe da Secretaria, contando com a presença e acolhida do Prefeito Municipal de Aratiba, Guilherme Eugênio Granzotto.
Após, o momento formativo foi conduzido pelo Professor Ms. Felipe Biasus, coordenador do curso de Psicologia da URI Campus de Erechim.
Em sua fala sobre a Inteligência Emocional, colocou que -“Garantir o amor é saber dizer não dificuldade essa que enfrentamos hoje em nossa missão de pais e cuidadores. As crianças precisam saber onde está o limite e nós pais precisamos ter estrutura para saber dizer não”.
“Sustentar o não é desgastante, mas é necessário.Não é fácil e causa reações. As frustrações são fundamentais para a estruturação das crianças. Elas aprenderão que tem regras no mundo, nas relações, nas famílias, nas escolas, sendo que para bem viver é preciso respeitá-las”. O professor Felipe conduziu suas reflexões embasado em experiências práticas e vivenciadas por cada um de nós, em nossas atuações como pais, professores e sociedade”.
Pela parte da tarde as atividades foram conduzidas pela palestrante Miriam De Grandie Marilene Schaffer, falando sobre CIPAVE, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar.
Com atuação no espaço escolar a comissão, por meio de seus professores, tem os olhares atentos para:
*identificar situações de violência, acidentes e causas.
*definir a frequência e a gravidade com que ocorrem.
*averiguar as circunstâncias em que ocorrem.
*planejar e recomendar melhorias e reformas.
*formar parcerias com entidades públicas e privadas para auxiliar no trabalho preventivo.
*estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar.
*realizar estudos, coletar dados e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades, proporcionando que estas parcerias auxiliem no trabalho de combate e prevenção de acidentes e violência na escola.
Professora Miriam destacou que Aratiba é destaque pelo acompanhamento de índices municipais, seja através de gráficos ou por meio de adesão a programas sociais.
Fazer da Escola um espaço aberto à socialização e a sua verdadeira missão: formar cidadãos conscientes, críticos e responsáveis pela sua própria felicidade.
Está nas mãos das famílias e dos profissionais de Educação o legado de conduzir pequenas vidas e grandes almas. À eles o reconhecimento e o eterno agradecimento pelo simples fato de darem o melhor de si.
Na quinta-feira, as formações abarcam a temática da Inclusão, com a Professora Jaqueline Enricone, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba, para os profissionais do Ensino Fundamental. Para os professores da Educação Infantil, a assessoria do Professor Carlos A. da Silva, na temática Trabalhando com Projetos.
O início do ano letivo para os alunos acontece no dia 19 de fevereiro, nas redes municipal e estadual de ensino.