Ano Letivo em Aratiba teve início com formação para professores

368

As atividades do ano letivo 2018 em Aratiba iniciaram dia 14 de fevereiro na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba, atendendo a necessidade de formação continuada, contemplando a formação humana e emocional.

Pela parte da manhã os professores foram recepcionados pela Secretária Municipal de Educação Cultura e Desporto, Profa Marisa Fagundes Rosa, equipe da Secretaria, contando com a presença e acolhida do Prefeito Municipal de Aratiba,  Guilherme Eugênio Granzotto.

Após, o momento formativo foi conduzido pelo Professor Ms. Felipe Biasus, coordenador do curso de Psicologia da URI Campus de Erechim.

Em sua fala sobre a Inteligência Emocional, colocou que -“Garantir o amor é saber dizer não dificuldade essa que enfrentamos hoje em nossa missão de pais e cuidadores. As crianças precisam saber onde está o limite e nós pais precisamos ter estrutura para saber dizer não”.

“Sustentar o não é desgastante, mas é necessário.Não é fácil e causa reações. As frustrações são fundamentais para a estruturação das crianças. Elas aprenderão que tem regras no mundo, nas relações, nas famílias, nas escolas, sendo que para bem viver é preciso respeitá-las”. O professor Felipe conduziu suas reflexões embasado em experiências práticas e vivenciadas por cada um de nós, em nossas atuações como pais, professores e sociedade”.

Pela parte da tarde as atividades foram conduzidas pela palestrante Miriam De Grandie Marilene Schaffer, falando sobre CIPAVE, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar.

Com atuação no espaço escolar a comissão, por meio de seus professores, tem os olhares atentos para:

*identificar situações de violência, acidentes e causas.

*definir a frequência e a gravidade com que ocorrem.

*averiguar as circunstâncias em que ocorrem.

*planejar e recomendar melhorias e reformas.

*formar parcerias com entidades públicas e privadas para auxiliar no trabalho preventivo.

*estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar.

*realizar estudos, coletar dados e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades, proporcionando que estas parcerias auxiliem no trabalho de combate e prevenção de acidentes e violência na escola.

Professora Miriam destacou que Aratiba é destaque pelo acompanhamento de índices municipais, seja através de gráficos ou por meio de adesão a programas sociais.

Fazer da Escola um espaço aberto à socialização e a sua verdadeira missão: formar cidadãos conscientes, críticos e responsáveis pela sua própria felicidade.

Está nas mãos das famílias e dos profissionais de Educação o legado de conduzir pequenas vidas e grandes almas. À eles o reconhecimento e o eterno agradecimento pelo simples fato de darem o melhor de si.

Na quinta-feira, as formações abarcam a temática da Inclusão, com a Professora Jaqueline Enricone, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba, para os profissionais do Ensino Fundamental. Para os professores da Educação Infantil, a assessoria do Professor Carlos A. da Silva, na temática Trabalhando com Projetos.

O início do ano letivo para os alunos acontece no dia 19 de fevereiro,  nas redes municipal e estadual de ensino.