Após Leite flexibilizar decreto, Famurs diz que “maioria dos municípios” reabriu comércio

308

A Famurs, entidade que representa os municípios gaúchos, avalia que a maioria das cidades do Rio Grande do Sul reabriu parte do comércio entre quinta (9) e esta sexta-feira (10). O movimento de reabertura acontece após o governador Eduardo Leite flexibilizar as regras estaduais de fechamento e permitir que os prefeitos decidam sobre o funcionamento de restaurantes, lancherias, salões de beleza e lojas de chocolate.

– Vemos que a grande maioria dos municípios está acompanhando essa mudança no decreto do governador Eduardo Leite que flexibiliza (as regras) e está permitindo a abertura de restaurantes, lancherias, salões de beleza e lojas de chocolate – avalia o presidente da Famurs.

A entidade ainda não tem um levantamento sobre as regras aplicadas em cada município.

Prefeito de Palmeira das Missões, Freire conta que, no município em que é gestor, autorizou a abertura desses tipos de comércio. Ele avalia que os municípios não têm condições de avaliar o cenário epidemiológico e precisam confiar no governo do Estado.

— Estamos confiando nas determinações do governo do Estado, da Secretaria Estadual da Saúde. A gente não se cansa de repetir que quem tem acesso aos dados, aos estudos sobre a pandemia é o governo do Estado — finalizou Freire.