Aratiba recebe Ciclistas da Itália

2267

A região oeste de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul recebem cerca de 10 ciclistas vindos da Itália que estão no Brasil realizando passeios esportivos e atividades culturais.

O projeto Trail Immigranti reúne brasileiros e italianos através das associações de Erechim, Concórdia, Verona e Giro di Vale, com o apoio da Fainors (Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul).

A programação iniciou no mês de fevereiro, 23, e tem duração de 13 dias com etapas de aproximadamente 100 km por dia.

O grupo partiu de Concórdia com destino a Seara, depois Lindóia do Sul, Itá, Jaborá, e nesta quarta-feira, 02, chega a Erechim.

Na quinta-feira, partem para Aratiba, passando pelo Jaguaretê, comunidades do Monte Belo, Linha Agulha até a cidade onde serão recepcionados às 11 horas em frente à Prefeitura Municipal. À tarde seguem pelo interior e a viagem ainda têm os município de São Valentim, Campinas do Sul, Viadutos e Marcelino Ramos.

O trajeto escolhido pelo grupo de italianos são cidades com grande número de descendentes de italianos. É um verdadeiro resgate as raízes venetas, que buscam conhecer mais da cultura mantida até hoje pelos imigrantes que aqui chegavam.