Aratiba sedia o Primeiro Encontro Regional de Núcleos Municipais de Educação em Saúde Coletiva.

139

No dia 15 de março aconteceu em Aratiba o 1º Encontro Regional de Núcleos Municipais de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC). Este encontro vinha sendo planejado e preparado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde da 11º Coordenadoria Regional de Saúde, tendo em nosso município como coordenadores locais, trabalhadores desta área.

O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba, tendo sua abertura pela parte da manhã e se estendendo durante todo o dia.

Em primeiro momento fora oportunizado aos participantes reflexões propostas acerca de poemas e frases e estudo frente à temática da comunicação entre as pessoas.

A palavra expressa e interpretada nas suas discretas ou expressivas formas é elo de comunicação e diálogo que deverá sempre ser mantido, principalmente entre pacientes e os profissionais que diretamente atuam frente ao atendimento de saúde das famílias e comunidade.

Outra temática fora apresentada em forma de Teatro por alunos das Escola Municipal Aratiba e Estadual de Educação Básica Aratiba, com assessoria do professor Adriano Massaro, intitulada “Médico à força”, incutindo também as formas de expressão das emoções contextualizadas num cenário de época e muito presentes em nosso dia a dia.

Após o professor Adriano Massaro conduziu sua fala declamando texto de Victor Hugo, “O Matrimônio Perfeito”, complementando a temática e a necessidade da harmonia e do amor e bendizendo a todos os seres que se adoram.

Como experiência prática, fora incentivado que os participantes colocassem pequenas pedrinhas em sacolas e à elas designassem emoções ou problemáticas enfrentadas em suas vidas.

Pela parte da tarde puderam em visita ao Lago da Barragem, na Igrejinha do Sarandi, depositarem suas inquietudes e problemáticas, oportunizando assim, reflexão e harmonia consigo mesmos.

Em nosso município o Núcleo de Estudos de Educação em Saúde Coletiva-NUMESC, foi instituído pelo decreto Municipal nº 2.198, de 02 de outubro de 2017, como estratégia local e descentralizada da Secretaria Municipal da Saúde na organização participativa e democrática do sistema local de saúde.

Atribui à Secretaria Municipal da Saúde viabilizar e coordenar a educação permanente em saúde, educação continuada e educação em saúde coletiva, em articulações municipais e regionais.