Benefícios do açaí

24

A ação principal do açaí é de antioxidante, devido principalmente à presença das antocianinas. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim).

Outro dos benefícios do açaí é a prevenção de doenças. Esses mesmos antioxidantes também melhoram a sensibilidade da insulina e reduzem a pressão arterial. Tudo isso ajuda muito na prevenção de doenças cardiovasculares.

O açaí é altamente energético e rico em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio. É uma fruta que fornece mais energia e disposição ao corpo, sendo interessante para praticantes de atividades físicas.

Além dos antioxidantes, o açaí ainda contém gorduras monoinsaturadas, que, ao contrário do que pode parecer, são ótimas para a saúde – principalmente para o cérebro. As antocianinas e proantocianidinas também ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer.

O açaí ainda é ótimo para quem sofre de constipação (prisão de ventre). Sempre que consumir alimentos ricos em fibras, é importante aumentar o consumo de água também, pois a hidratação é fundamental para o ‘amolecimento’ do bolo fecal e melhor funcionamento do intestino.

O seu sistema digestivo pode se manter limpo, pois um dos benefícios do açaí é que ele pode contribuir para a desintoxicação de seu corpo, principalmente por que o fruto contém fibra dietética. Esse efeito pode ser ainda mais significativo se for consumido junto a outros alimentos também ricos em fibras.

O efeito antioxidante também contribui para a capacidade de diminuir ou reverter processos semelhantes ao envelhecimento ou danos oxidativos. Afirma-se inclusive que a quantidade de antioxidantes contidas no açaí pode ser até duas vezes maior que a quantidade oferecida pelos mirtilos (blueberries). Esta está entre as propriedades do açaí mais famosas e o motivo de ser considerado um superalimento.