O Ministério da Saúde contabilizou, até as 13h desta segunda-feira, 433 casos suspeitos de Covid-19 no Brasil. O país permanece com dois casos confirmados. Ambos importados da Itália, de residentes de São Paulo. Até agora, já foram descartadas 162 suspeitas da doença.
Pela primeira vez, a região Norte tem casos suspeitos de Covid-19: dois no Pará, um no Amazonas e outro em Rondônia. Apenas Acre, Amapá, Roraima e Tocantins não possuem suspeitas do novo vírus em todo o país. São Paulo continua liderando as suspeitas, com 163 casos, de acordo com o ministério.
O Ministério da Saúde justifica o aumento do número de casos em função da nova metodologia adotada, que agora prevê o repasse dos casos registrados pelas secretarias de saúde dos estados sem que haja a rechecagem por parte de servidores da pasta.
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, afirmou que todos os casos prováveis – aquelas pessoas que tiveram contato próximo em ambiente domiciliar com os dois pacientes com coronavírus – estão recebendo um monitoramento especial. Até o momento, nenhum familiar apresentou sintomas respiratórios.
Rio Grande do Sul
Com 73 casos suspeitos de coronavírus, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior número de pacientes em observação – ficando atrás apenas de São Paulo. Porto Alegre é a cidade que reúne mais pacientes em observação, com 42 casos suspeitos. Desde o dia 28 de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde já descartou 25 que seriam relacionados com a doença.