A Famurs realiza na próxima quarta-feira (7), a Cerimônia de Posse do Conselho de Administração para a Gestão 2025/2026. Na oportunidade, o ex-prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, passará o comando da entidade para a prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira.
A solenidade será realizada junto à programação do 43º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, na Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), a partir das 9h, com a presença dos prefeitos eleitos para os Conselhos de Administração e Fiscal, além de autoridades convidadas, como o governador Eduardo Leite e deputados gaúchos. O evento também será transmitido pelo Facebook e canal no YouTube da Famurs.
No ato, serão empossados como vice-presidentes os prefeitos de Estação, Geverson Zimmermann; de Tucunduva, Jonas Fernando Hauschild; de Imbé, Luis Henrique Vedovato; de Bagé, Luiz Fernando Mainardi; de Novo Barreiro, Márcia Raquel Rodrigues Presotto; de Vespasiano Corrêa, Tiago Manoel Ferreira Michelon; e de Saldanha Marinho, Volmar Telles do Amaral.
Também serão empossados os prefeitos eleitos para o Conselho Fiscal, para o biênio 2025/2027. A presidente do Conselho será a prefeita de Estrela, Carine Isabel Schwingel; e os titulares os prefeitos de Marcelino Ramos e de Três Passos, Vannei Mafissoni e Arlei Luís Tomazoni, respectivamente. Serão suplentes os prefeitos de Selbach, Michael Kuhn; de Seberi, Adilson Adam Balestrin; e de Porto Xavier, Gilberto Domingos Menin.
Nova presidência
Adriane Perin de Oliveira, 44 anos, é natural de Quilombo (SC). Ela é prefeita reeleita de Nonoai, município integrante da Associação dos Municípios do Norte Gaúcho (AMNG). Ela é formada em Letras, casada com o ex-presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e mãe de três filhos: Millena, Davi e Salomão.
Entre as bandeiras da gestão, Adriane quer trabalhar de forma moderna, democrática, técnica e centrada na escuta ativa dos prefeitos e prefeitas do RS. Com o slogan “Pra te ouvir. Pra fazer!”, seu compromisso será manter a Famurs próxima, eficiente e resolutiva, capaz de fortalecer o protagonismo dos municípios gaúchos no cenário estadual e nacional.
Entre os eixos estratégicos, a prefeita de Nonoai pretende criar um núcleo de vice-prefeitos, em busca de fortalecer as relações, tendo em vista que em diversas oportunidades eles assumem a gestão do município. Também pretende criar uma Agência de Desenvolvimento, Inovação e Crescimento, cujo objetivo será fortalecer as potencialidades econômicas de cada região, conectando os municípios para resultados conjuntos.
À frente da Famurs, Adriane visa retomar o Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas, para incentivar o protagonismo feminino e a criação de políticas públicas voltadas à liderança feminina municipal; trabalhar de forma regionalizada e de apoio às Associações dos Municípios, fomentando potencialidades locais; e defender investimentos em infraestrutura viária e digital, com apoio à mobilidade intermunicipal.
Adriane elencou entre as pautas prioritárias da sua gestão – até abril de 2026 – a Reforma da Previdência, a Reforma Tributária e o novo Regime Tributário Nacional.
“A Famurs, sob a nossa gestão, será marcada pelo diálogo, convergência, transparência nas ações, clareza nas decisões, pelos interesses dos municípios, sejam eles grandes ou pequenos, firmes, mas jamais sem perder a ternura”, afirmou.
A indicação de Adriane Perin de Oliveira obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2025 e 2028. Como o Progressistas foi o primeiro partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2024, obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2025. O MDB, o PDT e PL também irão compôr o rodízio.