O tempo mudou no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, tal como era projetado pela MetSul Meteorologia, a partir do deslocamento de uma frente fria. A mudança ocorre depois de um fim de semana que foi marcado por muito sol e predomínio do céu claro sob uma massa de ar seco.
A imagem do satélite meteorológico GOES-16 do final da manhã desta segunda-feira mostrava abundante presença de nebulosidade no Rio Grande do Sul, no Uruguai e no Centro da Argentina enquanto na maior parte de Santa Catarina e do Paraná o sol ainda se fazia presente.
A chuva acumulada em 12 horas até o final da manhã, de acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, atingia 40 mm em Quaraí, 23 mm em Uruguaiana e São Borja, 15 mm em Alegrete e Livramento, 10 mm em São Luiz Gonzaga, 9 mm em Santa Rosa, 8 mm em Santiago, e 3 mm em Dom Pedrito.
Os dados confirmam a projeção dos modelos numéricos que a máxima atividade frontal seria no Oeste com escassa atividade mais ao Sul e o Leste gaúcho, onde nenhuma estação oficial indicava até o final da manhã de hoje marcas superiores a 1 mm em suas medições.
A tendência para as próximas horas é a chuva se estender a mais localidades gaúchas, em especial do Centro, Noroeste e o Norte do estado. No Sul e no Leste gaúcho, embora a presença de nuvens, a grande maioria das localidades terá pouca chuva e em vários pontos pode apenas garoar ou sequer ocorrer precipitação.
Amanhã, o tempo não firma no estado. A Metade Norte gaúcha terá muitas nuvens com chuva e garoa em vários locais no decorrer do dia. Já na Metade Sul, chuva, se ocorrer, apenas em pontos isolados e ocorrem ainda aberturas.
Na quarta-feira, o sol aparece com nuvens no estado, entretanto pode chover em pontos muito isolados de diferentes regiões da tarde para a noite. As precipitações tendem a ser bastante irregulares e na maior parte do estado não chove.
Na quinta, o Rio Grande do Sul terá sol, nuvens e chuva. O sol aparece com nuvens em todas as regiões, mas até o fim do dia pode chover em setores principalmente das Metades Oeste e Norte.
Na sexta, com uma configuração de frente quente, o avanço de ar muito quente para o Noroeste e o Norte do estado, onde o sol vai aparecer com calor, favorece instabilidade com chuva e raios em pontos do Oeste, do Centro, Sul e do Leste do estado.
No sábado, para encerrar a semana de alternância de sol e chuva, o sol predomina no Rio Grande do Sul sob ar muito quente que vai trazer uma tarde de temperatura bastante alta para o final de abril, mas no final do dia há risco de chuva forte e temporais no Oeste e no Sul.