Emater/RS-Ascar e prefeitura de Três Arroios promovem Seminário Microrregional do Leite

82

A Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e a prefeitura de Três Arroios, realizam o Seminário Microrregional do Leite, nesta terça-feira (03/12).

Na parte da manhã, no auditório da Escola Nossa Senhora de Lourdes, acontecem as palestras técnicas. A programação prossegue à tarde, com estações na propriedade de Evandro Carlos e Elisete Maria Alebrandt.

O evento encerra a programação festiva alusivas aos 32 anos de emancipação política-administrativa promovida pela prefeitura de Três Arroios, Associação Comercial, Cultural e Industrial de Três Arroios (Accita), Câmara de Vereadores, Emater/RS-Ascar, entre outras entidades, cujas comemorações centralizaram-se neste final de semana (sexta-feira 29/11 até domingo 1º/12).

Dentro da programação festiva, com o envolvimento também da Emater/RS-Ascar, ocorreu o lançamento da Rota Turística de Três Arroios, na última (27/11), com objetivo de fomentar o turismo.  Três Arroios apresentou os produtos turísticos locais para um grupo de convidados do município e da região do Alto Uruguai. Os produtos integram atrativos culturais, de lazer e negócios e de religiosidade que farão parte dos roteiros.

Na parte da manhã, o grupo foi recepcionado com danças típicas alemãs, seguindo com visitação à indústria de móveis Zahner, Ervateira Ideal, Filippini Cachaçaria, Tenda da Pipa Czarnobai, Pesque e Pague Boff e Associação Regional de Cooperação e Agroecologia Ecoterra. Em cada local, as famílias recebiam os visitantes e relatavam suas atividades e opções turísticas ao público.

A programação prosseguiu com almoço nas Termas Três Arroios e visitação à Casa da Cultura e Museu Municipal. À tarde ocorreu o lançamento do site institucional do Turismo de Três Arroios exposto pelo prefeito Lírio Zarichta e pela primeira-dama Ana Capelatt Zarichta.

O prefeito observou que a ideia é acrescentar no roteiro trilha ambiental proporcionado o turismo ambiental e ecológico, além de visitação a agroindústrias. “Temos potencial turístico e pessoas com vontade de empreender”, garantiu.

Também houve palestras com apresentação de roteiros regionais também executados pela Emater/RS-Ascar com parcerias nos municípios de Ipiranga do Sul (Caminho das Flores e Sabores) e Getúlio Vargas (Getúlio Vargas Fé, Cultura e Tradição), pelas extensionistas rurais sociais da Emater/RS-Ascar Renata Bombana e Denise Klitzke.