Filtro solar: Posso somar dois fatores diferentes? Confira a resposta

152

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de filtro solar com fator de proteção de no mínimo 30. Existem pessoas que resolvem somar os fatores para conseguir uma proteção mais alta. Por exemplo: misturar um filtro solar fator 15 a um fator 30 para conseguir um de 45. Mas será que isso realmente funciona? A dermatologista Ivana Garcia responde:

“Não. Não adianta a gente utilizar dois protetores solares com mesmo fator de proteção para tentar aumentar esse fator de proteção. Porque, na verdade, esse índice é calculado e é determinado pela quantidade de protetor solar que eu passo. Então se você quer realmente ter uma eficácia daquele protetor, o ideal é você usar o mesmo protetor solar em uma quantidade grande. Mas não adianta utilizar dois protetores ou duas marcas dos protetores diferentes com mesmo fator. Ele não vai ser somado -esse fator de proteção”.

Lembre-se: a exposição excessiva ao sol pode ter graves consequências, como o câncer de pele. O protetor solar é um grande aliado na prevenção. Saiba mais em saude.gov.br/cancerdepele ou saude.gov.br/insolação.