Nesta segunda-feira (18) a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) realizou um procedimento histórico no município. Foi realizada a primeira captação de coração em Erechim nos últimos vinte anos. A última captação desse órgão havia sido feita pelo Hospital de Caridade, em 2002.
Vale ressaltar que o mês de setembro é conhecido pela conscientização pela Doação de órgãos, e essa captação coroa esse mês temático.
De acordo com a direção da FHSTE, em um momento de muita dor, a família de um jovem aceitou a doação de órgãos, após diagnóstico de morte encefálica. “Essa foi uma captação especial, onde rins, fígado, córneas e o coração puderam salvar outras vidas. Vale destacar que foi a primeira vez que um coração foi captado no município”, disseram.
Para o procedimento, duas equipes vinculadas a Central de Transplantes do Estado se deslocaram para Erechim nessa manhã, realizando a captação dos órgãos e tecidos, que foram encaminhados a Porto Alegre, sendo que o coração será imediatamente transplantado.
O Hospital Santa Terezinha, através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) agradece a família pelo gesto nobre.
“Nossa família optou pela decisão de doar pois esse gesto irá de certa forma nos dar conforto pois sabemos que o coração dele e os órgãos irão manter-se vivos em outras pessoas”, disseram os familiares do doador.