O que a mãe deve comer durante a amamentação?

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Desde os primeiros dias de confirmação da gravidez, a mãe sabe da importância que terá a amamentação para a saúde do seu bebê. O alimento exclusivo da criança no primeiro semestre, além de nutri-la, fortalece sua imunidade, diminui o estresse da mãe, regula o seu organismo e evita cólicas no bebê.

José Alfredo Lacerda, professor da faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), explica que a mulher que está amamentando precisa ter uma alimentação equilibrada, com carboidratos, gorduras e proteínas. “Na verdade, ela deve consumir até um pouco mais para suprir as reservas, já que vai gastar mais energia para produzir o leite”, completa Lacerda.

“Escuto, por exemplo, que a mãe não pode comer laranja no período da amamentação porque isso vai para o leite e a criança pode não receber muito bem. Alimentos normalmente não fazem mal à criança. A mãe deve comer de tudo, principalmente frutas e verduras. Somente se o bebê responder mal é que a mãe deve ficar atenta a algo em particular”, acrescenta o professor.

Lacerda recomenda evitar o excesso de leite, carnes vermelhas e corantes. “Às vezes, a mãe bebe muito leite de vaca e isso pode causar algum problema na criança, como cólicas. Então, o consumo recomendado de leite é de, no máximo, dois copos por dia. Vale também trocá-lo por outro tipo de proteína”, esclarece. “O ideal, no período de amamentação, é consumir mais carnes brancas como peixe e frango.”

A hidratação é importantíssima e a mãe tem que lembrar de beber muita água. “Se a recomendação é de que as pessoas bebam dois litros de água por dia, a mãe que amamenta deve beber, pelo menos, dois litros e meio”, finaliza o professor.