21.5 C
Aratiba
quinta-feira, 28/março
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralQuase dois mil litros de agrotóxicos falsificados são apreendidos em Erechim

Quase dois mil litros de agrotóxicos falsificados são apreendidos em Erechim

Fiscais estaduais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) realizaram operações de combate à venda de agrotóxicos falsificados no Estado e retiraram do mercado produtos que renderiam quase R$ 520 mil aos envolvidos.

As operações ocorreram nas regiões Central e Alto Uruguai. Em ações realizadas entre segunda-feira e quarta-feira (dias 6 a 8), foram apreendidos 2.080 litros de fungicidas falsificados e apuradas as responsabilidades dos falsários, que revendiam o produto a R$ 250,00 o litro, em média.

Ação em Erechim

Na Região Central, os fiscais, engenheiros agrônomos, lotados na Inspetoria, Dom Pedrito e Uruguaiana, identificaram 175 litros de fungicidas falsificados. Em outra frente, em Erechim, houve apreensão de 1.905 mil litros.

“A Secretaria da Agricultura reforça a importância de o produtor rural estar atento à aquisição dos insumos para a sua lavoura e orienta que, mediante qualquer indício de fraude e falsificação, acione a fiscalização imediatamente”, orienta o secretário Covatti Filho.

A ação da fiscalização começou após o recebimento de denúncias de um produtor rural que suspeitou da ineficiência do produto e enviou amostra para análise. “O produto tinha zero de ingrediente ativo, ou seja, o produtor rural estava comprando água”, diz o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr, fiscal estadual agropecuário Rafael Friedrich de Lima.

Após as ações, a Seapdr manteve contato com o fabricante do fungicida. A empresa está auxiliando na operação, tanto na rastreabilidade dos lotes quanto na análise química dos produtos apreendidos.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments