8.5 C
Aratiba
sexta-feira, 12/julho
Player de Áudio Responsivo
InícioAgriculturaSeveriano de Almeida tem implantação do Susaf homologado pelo Governo do Estado

Severiano de Almeida tem implantação do Susaf homologado pelo Governo do Estado

Conquista impactará nos negócios realizados por agroindústrias do município e é celebrado pela Administração Municipal

Uma conquista inédita para o agronegócio de Severiano de Almeida! Neste mês, o município teve pela primeira vez, a homologação da implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

A homologação é concedida pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Governo do Estado. A mesma permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (CISPOA).

Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a este Sistema, é necessário comprovar que o mesmo esteja regulamentado, estruturado e ativo nos termos do Decreto Estadual 55.324/20 e a Instrução Normativa n° 24/2020.

A homologação é uma conquista para o município, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valmor Lazarin. “A partir de agora nossos produtores terão a oportunidade de buscar novos mercados em todo o Estado. Certamente é um importante passo para nossa agricultura”, ressalta.

“A adesão ao Susaf premia um trabalho que vem sendo desenvolvido por várias pessoas e dentre elas podemos incluir a busca incessante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a equipe Municipal e Regional da Emater/RS-Ascar que não mediu esforços para que isso se concretizasse. A primeira reunião ocorreu em meados de 2021 e de lá pra cá muitos foram os trâmites realizados até que se culminasse com a adesão. Com esta homologação, ganha o município, os produtores das agroindústrias e também se abrem as portas para novos investimentos no setor”, destaca o chefe do escritório municipal da Emater/RS – Ascar de Severiano de Almeida, Genuir Luis Denega.

O prefeito, Milto Vendruscolo também enfatiza a conquista que Severiano de Almeida passa a ter. “É uma porta se abrindo para o fortalecimento do nosso produtor rural. Nossa equipe trabalhou de forma intensiva para que esta homologação acontecesse e certamente trará muitos benefícios ao município”, completa.

SourceAssecom
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments