Três truques ao substituir o açúcar por mel

613

O mel é um dos adoçantes mais antigos conhecidos pelo homem e tem sido usado desde os tempos antigos para fins medicinais e nutricionais. Ele contém enzimas, minerais, vitaminas e aminoácidos importantes para nosso corpo.

Além disso, é um ingrediente coringa na cozinha. Pode ser usado em receitas com carnes, aves e saladas, mas serve principalmente como um ótimo substituto para o açúcar em preparações de pães e doces.

O beneficio de se usar o mel em bolos e pães é que tanto ele como o açúcar são higroscópios, o que significa que eles absorvem água e mantém a massa úmida por mais tempo. Bolos e pães feitos com mel ficam fofinhos e frescos por mais tempo, sem ressecar.

1. Menos calorias
Quando for substituir em alguma receita o açúcar por mel, lembre-se que o mel é um pouco mais doce do que o açúcar. A regra é usar cerca de 20 a 25% menos mel do que normalmente iria de açúcar. Dessa forma, você mantém o sabor e diminui as calorias da sua preparação. Nada mal né?

2. Adicione bicarbonato de sódio
Se você estiver usando mel em vez de açúcar em uma receita de bolo, pão ou cookie que tenha como ingredientes fermento em pó ou bicarbonato de sódio, você deve adicionar mais 1/2 colher (chá) de bicarbonato para cada 1 xícara de mel. O motivo dessa adição é por que o mel age como um ácido em produtos de panificação e ele irá reagir com o bicarbonato de sódio e fazendo seu bolo/biscoitos crescer.

3. Diminua a temperatura do forno
O mel acaba queimando mais rápido do que o açúcar, então é importante reduzir a temperatura do forno em uns 15ºC quando substituir o açúcar por mel.