A poucos meses do verão, as academias começam a encher

0
497

Mesmo com um inverno com clima mais quente na maioria dos estados do Brasil, neste período muitas pessoas aproveitaram para tirar “férias” da malhação. Agora, para encarar a rotina da boa forma, tanto para quem irá retomar os treinamentos físicos durante a primavera, quanto para quem quer se aventurar, mesmo nunca tendo levado a sério os exercícios, será necessário disciplina. Para criar uma rotina saudável, é necessário muita força de vontade e um desejo real de ficar como corpo mais bonito e ainda adquirir mais saúde física, algo que nem sempre é fácil para todas as pessoas.

Com a chegada da primavera, as pessoas percebem a proximidade do final do ano, do verão e também dos feriados, folgas festivas e férias, quando as pessoas costumam viajar com mais frequência e exibir seus corpos em praias e piscinas. Outro fator é a própria tendência de moda primavera/verão, que apresenta roupas mais recortadas e que exibem um pouco mais as formas físicas, principalmente das mulheres.

Segundo Rogério Franze, personal, orientador físico e coordenador aquático da Academia Ecofit Club, para dar “um ponta pé” inicial na malhação é necessário escolher uma atividade que goste de praticar, pois, independentemente de qualquer outro critério, o prazer é o que costuma garantir a regularidade. Mas, para que se obtenha um bom resultado, é necessário incluir nesta nova rotina exercícios de força, flexibilidade e cardiorrespiratórios. Para tanto, o melhor mesmo é se informar sobre o assunto e procurar um treinamento monitorado, como os de uma academia, pois se exercitar sozinho pode não dar o resultado esperado e ainda correr o risco de sofrer uma lesão que acabe comprometendo o movimento regular do corpo.

O orientador físico da Ecofit Club garante que em três meses já é possível conquistar grandes mudanças, porém, inicialmente, ele não recomenda atividades de grande impacto para preservar as articulações até que se fortaleçam. Uma boa maneira de iniciar é fazer musculação com caminhadas ou também hidroginástica, natação, danças, entre tantas outras.

Outra dica de Rogério Franze é para não ir “com muita sede ao pote”, pois de nada adianta iniciar com sobrecarga, exageros e não ter regularidade, o que também pode gerar lesões graves. É necessário começar com conquistas graduais, permitindo que o corpo se adapte aos poucos e fortalecendo os principais agrupamentos musculares. Há como estabelecer um grande objetivo, mas com metas intermediárias, bem planejadas.

E para quem quer se manter bem o ano todo, o indicado é adquirir o hábito saudável de treinamento, transformando a rotina em prazer, já que a prática constante de exercícios físicos gera saúde, bem-estar e ainda contribui para a beleza do corpo.