Aceita maçã?

0
118

Esqueça o rótulo de fruto proibido e usufrua de uma das frutas mais ricas em nutrientes

Além de saborosa e visualmente atrativa, a maçã apresenta considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2 e Niacina que, em geral, ajudam a regular o sistema nervoso, auxiliam no crescimento e evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda de cabelos. Ela também possui sais minerais, como fósforo – que estimula o funcionamento do cérebro, previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes – e o ferro – indispensável na formação dos glóbulos vermelhos do sangue. Para o melhor aproveitamento dessas vitaminas e sais minerais, o ideal é consumir a fruta ao natural com casca, onde se encontra a maior parte destes nutrientes.

A maçã ainda ativa a secreção das glândulas salivares e gástricas, facilitando a digestão. É rica em fibras (pectina), substância importante para o bom funcionamento do trato intestinal e para o controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, já que a mesma dificulta a absorção de gorduras e de glicose.

Ela também produz uma ação benéfica sobre o coração: seu elevado teor de potássio e a presença de pectina evitam a deposição de gordura na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose. Desta forma, a maçã melhora a circulação sanguínea, reduz o trabalho cardíaco e prolonga a vida útil do coração.

Por fim, a fruta auxilia na higiene bucal, sendo considerada uma espécie de escova de dentes natural. Embora não limpe os dentes, ao morder e mastigar uma maçã, você estimula a gengiva; o sabor aumenta a quantidade de saliva, o que diminui o número de bactérias na boca. Por ser uma fruta rica em vitamina C, também colabora no desenvolvimento da dentição.

Além do consumo natural, ela pode ser utilizada em diferentes receitas, como doces, bolos, biscoitos, tortas, chás, sucos e também incrementar saladas e vitaminas, entre outros.