Alistamento militar pode ser feito pela Internet

0
1301

Está valendo desde o dia 1º de janeiro de 2016 o alistamento militar através da Internet. A modalidade vale para Santa Catarina e mais oito estados brasileiros. O prazo termina no dia 30 de junho para concorrer neste mesmo ano à seleção para servir às Forças Armadas. O alistamento é obrigatório para jovens que vão completar 18 anos em 2016.

De acordo com o Exército, com a novidade o tempo de permanência e frequência na Junta de Serviço Militar será menor, garantindo economia e maior comodidade já que os dados poderão ser incluídos e consultados tanto por computadores, telefones celulares e outros dispositivos móveis.

Segundo a secretária da Junta de Concórdia, Jenecir Bernardi, o alistamento pelo site www.alistamento.eb.mil.br é rápido e simples de ser feito e depende principalmente do CDP do jovem que for se alistar. Além disso, é necessário também certidão de nascimento ou equivalente, como identidade, carteira de motorista ou de trabalho, entre outros.

Depois de fazer o alistamento via internet, é preciso que os jovens se dirijam até a Junta Militar, que fica junto da rodoviária de Concórdia, para dar sequência ao processo. Isso deverá ser feito a partir de fevereiro, que é quando o serviço retorna das férias.

Caso os jovens tenham dificuldade de acesso à internet, eles poderão fazer o recrutamento online nas próprias Juntas, disponíveis em todos os municípios do estado. Em Concórdia, devem se alistar entre 500 e 600 jovens nascidos em 1998.